Pelo segundo ano consecutivo, o grupo Kagura do Brasil se apresentará na Festa de Outono “Akimatsuri” de Mogi das Cruzes. A encenação do tradicional teatro japonês – com música e dança - está marcada para o último dia da festividade, em 17 de abril (domingo), a partir das 17h30, no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes.
O grupo, reconhecido como uma das maiores companhias de teatro japonês no País, apresentará ao público a peça “Yamata-No-Oroti”. Trata de uma história de luta contra uma serpente, que mandava que filhas de casais de idosos fossem sacrificadas. “Gostaria que o público conhecesse a arte do povo japonês ligado à religião milenar do Japão”, convida a coordenadora da trupe, Aiko Tachibana.
Em uma das montanhas de província de Shimane existia uma serpente monstruosa, com oito cabeças e oito caudas, que dominava o local. A criatura mandava trazer oferendas e todo ano raptava uma das filhas de um casal de idosos. O Deus Sussanou-No-Mikoto, irmão da deusa Amaterasu-Ohmikami, quando soube que a oitava e última filha de um casal de idosos seria sacrificada à serpente, pediu a moça em casamento e criou uma estratégia para liquidar o monstro. O casal preparou muito sakê, a bebida predileta da serpente, para assim embriagá-la. Logo Sussanou-No-Mikoto travou violenta luta contra a víbora.
O espetáculo começará com a encenação da penúltima filha a ser devorada pela serpente no ano anterior.
40 anos
O Grupo Kagura foi formado na década de 70, no Brasil, por imigrantes que sentiam saudade da terra natal. Atualmente integram o grupo jovens que se interessam por esta cultura tradicional. O teatro foi trazido por imigrantes japoneses da província de Hiroshima, no Japão. A trupe já fez várias apresentações com números variados em São Paulo e outras cidades. A palavra Kagura significa “Santuário de Deus”.
Há cerca de 800 anos, o Kagura chegou a Hiroshima através da província vizinha de Shimane, tornando-se bastante popular nas regiões ao sul do Japão. Atualmente no outono de cada ano, durante as festividades de colheita, acontecem as apresentações de Kagura em frente a santuários para expressar a prosperidade e harmonia.
31ª Festa de Outono
A 31ª Festa do Outono “Akimatsuri”, do Bunkyo de Mogi das Cruzes, terá mais de 60 atrações. Haverá apresentações musicais, de dança, de artes marciais, de moda e beleza, inclusive por meio do 8º Miss Akimatsuri e do 12º concurso Miss e Mister Akimatsuri Junior. O festival será realizado em dois finais de semana, aos sábados e domingos, nos dias 9, 10, 16 e 17 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo. A expectativa dos organizadores é manter o mesmo número de público alcançado nos últimos anos – cerca de 90 mil pessoas.
Além de exposição de produtos hortifrutigranjeiros da região do Alto Tietê, haverá bazaristas e outros expositores. Ponto alto da festa, a Praça de Alimentação do festival terá food truck para os interessados em alimentos típicos de hamburgueria e, claro, boxes destinados à culinária tipicamente oriental, com pratos tradicionais, como yakissoba, udon, tempurá salgado e de sorvete, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori, e outras iguarias, como doces, pastel, churrasco e espetinhos de carne, frango e linguiça.
A proximidade de Mogi das Cruzes com a Capital faz com que a Festa do Outono atraia turistas, especialmente pessoas que apreciam a cultura japonesa e querem passear em um local tranquilo e seguro com a família.
31ª Festa de Outono “Akimatsuri”
Último Final de Semana – Dias: 16 e 17 de abril
Local: Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta, Mogi das Cruzes
Informações pelo telefone (11) 4791-2022
Programação completa no site: www.akimatsuri.com.br