O Akimatsuri continua neste domingo (02/04) com diversas atrações artísticas que trarão toda a alegria da cultura da ilha de Okinawa, considerada o lugar mais festivo do Japão.
São grupos de danças, taiko e bandas que mesclam a tradição com a modernidade, como o Heroes Sanshin Band, que sobe no palco do Akimatsuri, às 14h30. Entre os estilos tocados pela banda, está o minyô – músicas tradicionais okinawanas tocadas com instrumentos típicos da Ilha –, canções japonesas, e hits mais modernos como os da banda Begin, um dos grupos de maior sucesso de Okinawa.
De Santo André, no ABC Paulista, a Heroes Sanshin Band é composta por seis integrantes - é presença constante nos mais importantes festivais que cultuam a cultura japonesa e considerada um grande sucesso pela comunidade nikkei.
O idealista da banda, Yasuhiro Arashiro, destaca a importância do Akimatsuri para a comunidade nipo-brasileira. “Sempre que possível participamos. Assim como em outros anos, vamos dar o nosso melhor porque é um evento muito importante que ajuda a disseminar a cultura japonesa”, frisa.
Além de modernos instrumentos musicais usados durante as apresentações, a banda tem como objetivo estimular os jovens pelo interesse no sanshin (instrumento musical originário do século XVI de três cordas, semelhante a um banjo) e, ao mesmo tempo, divertir o público por meio da música.
“Queremos fazer com que os jovens se interessem mais pelos instrumentos clássicos japoneses como o sanshin, que é tipicamente okinawano”, diz Yasuhiro.
A programação deste domingo inclui também outros grupos com a cultura da ilha. Entre eles, está a Escola de Música de Okinawa Yoshimura Takao Sanshin Kucho Kenkyujo, que fará um show musical às 12h30, e o Ryuko Koku Matsuri Daiko Brasil – Okinawa Taiko, que se apresentará às 17h30.