A Festa do Outono “Akimatsuri” já se tornou tradicional no Alto Tietê, atraindo um público crescente a cada ano. Na última edição, cerca de 80 mil pessoas visitaram a festa durante os três dias, que acontece sempre no mês de abril. A importância e dimensão do evento chamaram a atenção do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PR), que criou, no dia 8 de maio de 2008, um decreto lei (nº 12.988) para inseri-la oficialmente no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.
Frequentador assíduo desde as primeiras edições da festa, Gondim conta que o Akimatsuri tomou proporção e importância maior ao longo dos anos. “O evento começou em 1986 com o objetivo de integrar a colônia japonesa com a comunidade local. Do Cocuera, foi para a Avenida Japão, depois veio para o Centro e mais tarde voltou para a Avenida Japão”, recorda o deputado. “Conforme os anos passaram, observamos que esta forma que a colônia encontrou para divulgar a cultura e de festejar a colheita do outono ficou reconhecida em toda a região”, completa.
Segundo o deputado, com a criação do decreto lei será possível expandir a referência cultural e produtiva, reveladas no Akimatsuri, para outras partes do Estado. “Nosso objetivo é atrair mais visitantes e difundir a importância da festa e da produção de hortifrutogranjeiros, que abastece, aproximadamente, 30% do Estado”.