A Câmara dos Deputados deve instalar a comissão especial destinada a debater a redução dos impostos sobre os remédios no país nos próximos 15 dias, segundo o deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), fundador da Frente Parlamentar para a Desoneração dos Medicamentos.
Esta semana, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), publicou um documento comunicando os parlamentares e a sociedade brasileira de que criará a comissão, e deverá ser composta por 23 membros titulares e 23 suplentes. Agora, cada partido indicará seus representantes para integrar este grupo de estudo.
Ihoshi comemora. Ele que levantou a bandeira por remédios mais baratos no Congresso Nacional e lutou para que a comissão especial fosse criada, afirma que os objetivos iniciais da frente parlamentar foram alcançados.
“A resposta positiva em relação a este assunto evidencia a urgência do tema no Brasil. Na semana passada entregamos quase 2,7 milhões de assinaturas. Isso demonstra o interesse da população em pagar menos tributos e baixar o preço dos medicamentos”, ressalta.
O deputado também lembra que o país possui a maior carga tributária do mundo, com incidência de 34% sobre o preço final do remédio, quase um terço do valor total. “Temos certeza que diminuir imposto significa aumentar arrecadação. A população precisa ter acesso ao medicamento e essa Frente Parlamentar vai cumprir o seu papel”, finaliza.