Com quatro dias de festa e mais de 150 expositores, o festival se firma como um dos maiores do país
O tradicional Festival de Outono Akimatsuri, realizado anualmente em Mogi das Cruzes, atingiu um marco histórico em sua 38ª edição. Com uma programação vibrante e diversificada, o evento recebeu 142 mil visitantes ao longo dos quatro dias de festa, superando todos os recordes anteriores de público.
Organizado pelo Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes, o Akimatsuri consolidou-se como um dos maiores eventos nipo-brasileiros do país. Neste ano, a estrutura do festival cresceu para atender à demanda: o número de expositores aumentou 40%, ultrapassando 150 estandes com uma grande variedade de comidas, produtos orientais, artesanato, moda e espaços dedicados à cultura pop japonesa.
O evento foi realizado no Centro Esportivo do Bunkyo, nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, e recebeu o público com segurança, organização e conforto. A programação contou com apresentações de taiko (tambores japoneses), danças tradicionais, concursos de cosplay, eleição das misses e diversas outras atrações.
“O crescimento do festival reflete a valorização da cultura japonesa em nossa cidade e a dedicação de todos os envolvidos na organização. É emocionante ver tantas famílias reunidas para celebrar essa tradição”, afirmou Frank Tuda, presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.
Um dos momentos mais marcantes da edição foi a Cerimônia do Tooro Nagashi, que, neste ano, atendeu aos pedidos do público e aconteceu nos dois sábados do festival (5 e 12 de abril). A celebração encantou os presentes, especialmente a do dia 12, considerada uma das mais emocionantes já vistas nas 38 edições do Akimatsuri, coroada pela presença de uma belíssima lua cheia.
Com o sucesso absoluto da edição de 2025, a Comissão Organizadora já está se preparando para iniciar os preparativos para o Akimatsuri 2026, prometendo novidades e uma experiência ainda mais grandiosa para os visitantes.