A batalha entre uma serpente, que rouba vidas de jovens camponesas do Japão, e um príncipe guerreiro, que está disposto a pôr fim ao sofrimento do vilarejo onde a moça vive, rouba a cena no palco do 34º Festival de Outono Akimatsuri no domingo, dia 07/04, às 15h.
A peça de teatro chamada de Yamata no Oroti é uma das grandes atrações do dia. A direção é do Grupo Kagura do Brasil, que percorre o País levando as técnicas da arte do teatro japonês. “Nossa missão é manter essa tradição milenar aqui no Brasil, então temos procurado fazer roteiros que inspiram no público a paz, prosperidade e harmonia da família e da humanidade”, explica a coordenadora do grupo de teatro, Aiko Tachibana.
Este é o terceiro ano que o Grupo Kagura se apresenta no Akimatsuri, fazendo parte de uma das 60 atrações confirmadas para o festival, que segue ainda no próximo final de semana, dias 13 e 14 de abril, das 10h às 22 horas aos sábados, e domingos das 10h às 21 horas.
Sinopse da Peça Yamata no Oroti
Quando o príncipe Sussanoo no Mikoto, irmão da grande Deusa Amaterasu Ohmikami, viajava nas montanhas da região de Izumo, noroeste do Japão, ouviu o choro forte de uma família e estranhou.
Perguntou a causa do choro e o pai dessa família explicou que existia uma serpente monstruosa que dominava o local e todo ano engolia uma das suas filhas como oferenda e chegando a vez da oitava e última filha.
O príncipe pediu a mão da princesa em casamento e criou uma estratégia para liquidar a Yamata no Oroti.
O casal preparou muito saquê, a bebida predileta da serpente, para embriagá-la. E, em seguida, o príncipe travou uma violenta luta contra a serpente e derrotando-a. No final do combate, da cauda da serpente saiu uma espada sagrada, que foi oferecida para a Deusa Amaterasu Ohmikami e, assim, o casal recém-formado viveu feliz para sempre.