Cerimônia japonesa será realizada nos dias 5 e 12 de abril, proporcionando aos visitantes um momento de reflexão, homenagens e desejos
A tradicional e encantadora cerimônia do Tooro Nagashi, realizada anualmente no Festival de Outono Akimatsuri, acontecerá em dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de abril (sábado), atendendo aos pedidos dos frequentadores do evento.
No Japão, há o costume de soltar as lanternas, como são popularmente conhecidos os barquinhos do Tooro Nagashi, no Dia de Finados, em homenagem aos antepassados, como forma de gratidão. Já no Akimatsuri, a tradição é praticada para fortalecer os laços familiares e, para alguns, pode ser o momento de fazer pedidos para serem realizados nos próximos meses.
Além do simbolismo da cerimônia, seu nome também carrega um significado especial. “Tooro” significa “lanterna de papel”, e “Nagashi” pode ser traduzido como “flutuar” ou “ser levado pela correnteza”, o que já explica as atividades centrais presentes no evento.
Os barquinhos são confeccionados sobre uma base de isopor, com estrutura de palitos de bambu e revestidos com papel de seda. No interior, carregam uma vela e podem ser decorados com desenhos e mensagens que tenham um significado especial para quem os produz.
Neste ano, os visitantes do Akimatsuri poderão participar da cerimônia nos dias 5 e 12 de abril (sábado), às 17h30. Cada Tooro será vendido por aproximadamente R$ 20,00, com quantidade limitada e sujeita à disponibilidade no momento, sendo recomendada a compra antecipada.
Vale destacar que o 38º Festival de Outono Akimatsuri, um dos maiores eventos de cultura japonesa do Brasil, acontecerá nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Avenida Japão, número 5.919, no bairro Porteira Preta, em Mogi das Cruzes.