O 32º Festival de Outono Akimatsuri, marcado para os dias 01, 02, 08 e 09 de abril, em Mogi das Cruzes, vai realizar uma das cerimônias mais famosas do Japão, a do Tooro Nagashi. A celebração contará com aproximadamente mil barquinhos de isopor que foram confeccionados pelas escolas japonesas de Mogi das Cruzes e região.
Às 17h45, do dia 1° de abril, participantes vão poder soltar os barquinhos com velas na lagoa do Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, no bairro da Porteira Preta. Esse ritual japonês vem de uma velha tradição de homenagear as almas dos antepassados e fortalecer a paz. Os japoneses acreditam que a luz das lanternas ajuda a levar a alma dos mortos para descansarem em um lugar tranquilo.
Uma missa budista antecede a soltura dos barquinhos na lagoa e, ao cair à noite, a cerimônia vira um espetáculo à parte dentro do festival. Tanto pela crença, quanto pelo efeito das luzes das lanternas, que refletem na água da lagoa.
Como é realizado no Japão
No Japão, o Tooro Nagashi acontece ao anoitecer do último dia de Finados, no mês de agosto, e se tornou muito especial para os moradores de Nagasaki depois de sofrerem um ataque com a bomba atômica. Para os moradores locais, é uma forma de reforçar a paz e a serenidade que hoje eles vivem. Já em outras regiões do País, a cerimônia acontece durante o Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas.
Como participar do Tooro Nagashi
Os visitantes do Akimatsuri também podem participar. No local haverá barquinhos para serem comercializados pelo valor de R$ 10. O posto de venda está bem na entrada da festa.
32º Festival de Outono Akimatsuri
Dias: 01, 02, 08 e 09 das 10 às 22 horas, aos sábados, e das 10 às 21 horas, aos domingos.
Local: Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta, Mogi das Cruzes.
Informações pelo telefone (11) 4791-2022.
Programação completa e ingressos no site: www.akimatsuri.com.br.