Câmara parabeniza 36ª Festa do Akimatsuri com “Votos de Aplausos e Congratulações”

Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. 18/04/2023 – 19:50:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 18, a Moção n° 53/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à 36ª Festa de Outono “Akimatsuri”, que aconteceu no Bunkyo de Mogi das Cruzes nos dias 8, 9, 15 e 16 deste ano, no bairro Porteira Preta.

A homenagem do Legislativo é uma iniciativa dos três vereadores da atualidade com ascendência nipônica: Mauro Yokoyama (PL), Prof. Eduardo Ota (PODE) e Vitor Emori (PL).

O Festival de Outono “Akimatsuri” de Mogi das Cruzes é o segundo maior evento da cultura japonesa do Brasil, recebendo público estimado em 100 mil pessoas nos 4 dias de atividades.

Realizado desde 1986, o evento proporciona imersão na cultura japonesa, com dezenas de opções gastronômicas, shows musicais e danças, incluindo os taikôs (tambores japoneses), cerimônia Tooro Nagashi (com barquinhos iluminados com velas soltos no lago homenageando os antepassados), concursos de Miss Akimatsuri e Miss e Mister Akimatsuri Júnior, entre outras atrações.

“Quero parabenizar essa que é a segunda maior festa da cultura japonesa no Brasil, um evento que é realizado desde 1986. Eles terminam uma festa e já começam a pensar na próxima. Quero agradecer também aos voluntários que sem eles não seria possível atender às 100 mil pessoas que circulam durante todos os dias do evento”, afirmou o vereador Ota.

“Parabéns pelo trabalho, pela dedicação, pelo carinho com que vocês fazem a festa do Akimatsuri, uma das maiores festas do nosso país, e realmente ela vem melhorando cada ano mais. Esse é o fruto de um trabalho sério que gera frentes de trabalho antes, durante e depois do Akimatsuri”, destacou o vereador Maurinho do Despachante (PSDB).

“Parabenizo aqui o Bunkyo de Mogi das Cruzes, a todos os expositores, artistas que fizeram um trabalho incansável para que essa festa fosse realizada e que já estão trabalhando para a do ano que vem. Agradeço também à lei de incentivo a cultura pela ajuda e pela realização desse grande evento”, enfatizou o vereador Yokoyama.

“Agradeço aos vereadores por subscrever essa Moção aqui na Câmara, essa belíssima festa eleva o nome de Mogi das Cruzes é uma tradição que exalta a vocação agrícola da cidade e a festa do outono vem para agradecermos uma boa colheita”, apontou o vereador Emori.

“Cada vez a festa se torna mais potente e maior graças a sua organização. É uma festa que depende desse trabalho coletivo e que exalta as tradições e a cultura oriental assim como lembra da importância da colheita. Que venham outras festas, a colônia japonesa e o Bunkyo estão de parabéns”, declarou a vereadora Inês Paz (PSOL).

“É uma festa gigantesca, muito bem organizada, tá de parabéns, a gente sabe da força da colônia japonesa aqui na nossa cidade que colaborou tanto para que Mogi das Cruzes seja o que ela é hoje. Uma festa muito importante para a nossa cidade a para valorização da cultura japonesa aqui no Brasil”, parabenizou o vereador Zé Luiz (PSDB)

“Peço até licença aos demais colegas de partido para em nome do PSD parabenizar a todos do Bunkyo pela realização da festa. Com certeza uma das maiores festas da colônia japonesa e com a organização perfeita”, congratulou o vereador Edson Santos (PSD).

“A festa Akimatsuri só cresce a cada ano. Eu que venho da área do entretenimento vejo a potência no Brasil que essa festa se transformou e a alegria dela ser sediada em Mogi das Cruzes. Vi essa festa crescer e chegar hoje ao formato que está. Aos meus amigos do Bunkyo meus parabéns”, exclamou o vereador Gustavo Siqueira (PSDB).

“Parabéns pela linda festa que tem sido feita todos estes anos aqui no município. Assim como outros vereadores eu tenho acompanhado o quanto a festa mudou e evoluiu. Esse ano novamente a minha academia fez uma apresentação. Essa festa tem feito parte do DNA da nossa cidade assim como a colônia japonesa é parte de mogi. Tenho certeza que estão revigorados com a realização de mais um Akimatsuri”, concluiu o presidente do Legislativo, vereador Marcos Furlan (PODE).

“Parabenizo os autores da propositura e essa Casa que sempre acolheu, apoiou e divulgou o Akimatsuri, que já foi incorporado na cultura da nossa cidade. Quando se fala em Mogi das Cruzes em outros lugares é comum ouvir essa referência à festa do outono”, corroborou o vereador Iduigues Martins (PT).

“Não só uma festa da cultura japonesa, mas também uma feira de negócios. Muitos produtores participam e têm a oportunidade de expor seus produtos e fazer negócios”, acrescentou o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).

“Que no próximo discurso vocês possam também se colocar em primeira pessoa e se responsabilizar por esta grandiosa festa porque ela é nossa, ela é coletiva, ela é da cidade, ela é da nossa região. Não tem como fazer isso sozinho e por esse motivo. E, por fim, em nome do presidente Frank Hiroshi Tuda, também venho fazer um grande pedido, para que continuem apoiando a comunidade japonesa e a cultura japonesa aqui na nossa cidade, que olhemos com carinho por tudo que se faz, para que possamos desfrutar, celebrar juntos”, agradeceu o representante do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Haroldo Onoda.