Akimatsuri está na programação dos 120 anos do Tratado Brasil e Japão

120 anos de amizade Japão Brasil

Diversas ações pelo país celebrarão os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão em 2015. Uma das atividades incluídas nesta programação festiva foi o Akimatsuri. O evento em sua 30ª edição será realizado nos dias 11,12, 18 e 19 de abril, no bairro Porteira Preta, em Mogi das Cruzes.

De acordo com o presidente do Bunkyo de Mogi, Kiyoji Nakayama, a participação do Akimatsuri na programação dos 120 anos do Tratado é uma forma de reconhecimento do evento. “Não haverá nenhuma ação mais específica, mas a participação na programação, por si só, é um reconhecimento da importância do Akimatsuri para a comunidade japonesa e a relação entre brasileiros e a cultura do Japão”, avalia ele.

A relação entre os dois países sempre foi bastante amistosa, principalmente economicamente. De acordo com dados da Nippon Keidanren (Japan Business Federation) o Brasil conta com mais de 400 empresas com capital japonês. As exportações chegam a superar US$ 16 bilhões e o Japão está entre os seis maiores investidores estrangeiros.

Além da economia a cultura também tem destaque na relação Brasil-Japão e prova disso está no Akimatsuri que reúne tanto os descendentes orientais quanto brasileiros em torno de atrações artísticas e gastronômicas. Assim como nas edições anteriores, neste ano estão programadas dezenas de apresentações de música, dança, entre outras performances, bem como praça de alimentação e exposição de produtos agrícolas.

A festa é realizada na Avenida Japão, 5919, Bairro Porteira Preta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4791-2022.