Tanabata: Da tradição japonesa ao Pavilhão Agrícola do Akimatsuri

O Tanabata Matsuri é uma comemoração que acontece no dia 7 de julho no Japão. No evento, os participantes escrevem pedidos ou desejos em tiras de papéis coloridos, os tanzakus. Cada cor representa um pedido diferente. O branco simboliza a paz, o rosa o amor, o vermelho é a paixão, o verde a esperança e o azul a saúde. Os papéis são queimados ao fim da festa para que a fumaça leve os pedidos ao céu.

A tradição tem origem numa lenda folclórica chinesa introduzida no Japão no século VIII. Segundo a lenda, a princesa Orihime e o pastor Hikoboshi deixaram de cumprir as obrigações depois que se apaixonaram. A ira do Senhor Celestial os transformou em duas estrelas que foram separadas pela Via Láctea.

Comovido com a tristeza que ocasionou a eles, o Senhor Celestial permitiu que se encontrassem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês. A partir de então, surgiu o Tabanata Matsuri, comemorado todos os anos na festa do Akimatsuri.